Carros-conceito geralmente são criados para mostrar nos salões uma ideia de futuro da marca e para chamar a atenção para o estande. Foi para isso que a Nissan criou o Vmotion 2.0, que está sendo exibido no Salão de Detroit, nos EUA. Destaque para as linhas, que são uma evolução da filosofia atual de design e que vão inspirar os próximos sedãs da marca japonesa; e para tecnologias como o ProPILOT, que possibilitará a condução autônoma em meio urbano – inclusive em cruzamentos – graças ao uso de novas interfaces com o usuário (HMI).
O Nissan Vmotion 2.0 é uma evolução da assinatura “V-motion”, característica do design frontal de vários modelos Nissan atuais, como o crossover médio Murano e o Maxima. O design do Vmotion 2.0 apresenta um novo formato tridimensional para criar o volume e a arquitetura do veículo. Neste conceito, a grade “V-motion” se torna a fuselagem principal. Na visão dos designers, isso “permite uma linguagem ao mesmo tempo expressiva e extremamente contundente, acentuada pelas linhas marcantes que se estendem pela carroceria”.
Remetendo ao futuro da “Mobilidade Inteligente da Nissan” – o programa da marca japonesa para disponibilizar Mobilidade, Zero Emissões e Zero Fatalidades –, as lâmpadas que circundam o logo frontal da Nissan se acendem para indicar quando o veículo está no modo ProPILOT, tecnologia que possibilitará a funcionalidade de direção autônoma em ruas e cruzamentos. O vidro e a coluna traseira são do tipo “flutuante”.
A silhueta do carro é caracterizada por um “teto flutuante”, com uma linha que flui suavemente das colunas bastante inclinadas do para-brisa até a borda do porta-malas. Uma moldura em carbono específica com filetes prateados dá destaque à linha do teto. Já a distância entre-eixos maior revela a generosa cabine do modelo, enquanto que a superfície exclusiva da carroceria é definida pela “Geometria Emocional”, que configura a linguagem de design da Nissan.
Na traseira, destaque para a forma de bumerangue das luzes traseiras. Assim como na grade frontal, o difusor traseiro se acende quando o carro está em movimento no modo ProPILOT. Já a carroceria, fabricada com aço de alta tensão, apresenta uma pintura em tonalidade prata reluzente, com nuances na cor cobre. Graças ao efeito em camadas proporcionado pela pintura, a carroceria sutilmente revela um matiz diferente conforme o ângulo de visão.
A ausência de coluna central e a abertura das portas em sentidos contrários, faciitam bastante o acesso a uma espaçosa cabine. O painel de bordo dá continuidade à temática de “Asa Deslizante” do design, integrando o painel de instrumentos e o sistema de informação e entretenimento, que pode ser acessado tanto pelo motorista como pelo passageiro da frente. O display horizontal contínuo integra a interface gráfica do usuário ProPILOT. Para os passageiros traseiros, o console central exibe uma tela menor, que pode ser utilizada como extensão do display central.
Os bancos são forrados com couro macio por meio de uma técnica de costura que remete a uma sofisticada bolsa. O design do volante permite que o motorista e o passageiro vejam claramente todas as informações exibidas pelo display de informação e entretenimento. O layout simples do console central inclui um touchpad multifuncional que dá acesso aos comandos do sistema de informação e entretenimento. Chama a atenção o acabamento em madeira zebra utilizada no assoalho e do lado de dentro das portas.
Segundo a Nissan, os alto-falantes do Vmotion são Bose UltraNearfield™ e contam com tecnologia de gestão do som, que aumenta a consciência situacional dos passageiros. O sistema pode controlar a direção e a distância do som, gerando um campo sonoro de 360º em torno do motorista, transmitindo diferentes sons de forma clara e simultânea.
O Nissan Vmotion 2.0 apresenta a sistema de Condução Inteligente da Nissan (Nissan Intelligent Driving), que figura entre os três principais elementos da Mobilidade Inteligente da Nissan. A Condução Inteligente da Nissan contribui para proporcionar uma experiência ao mesmo tempo confortável e segura por meio de tecnologias como a ProPILOT, que foi concebida principalmente para permitir que o veículo seja conduzido no modo autônomo (sem a necessidade de intervenção de um motorista) – não apenas em autoestradas e em condições de tráfego intenso, mas também em ruas e cruzamentos em ambiente urbano.
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