A Nissan sabe que a parada é difícil quando se trata do segmento de picapes médias no Brasil. Por isso, está aproveitando o 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo para apresentar a nova Frontier, que estreia no início de 2017 com novos motores e câmbios, chassi reforçado e muita tecnologia.
A nova Frontier é um dos destaques do estande da Nissan na mostra paulista. Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2017, a nova picape traz na bagagem a tradição da marca japonesa na fabricação deste tipo de veículo: já foram mais de 14 milhões de unidades comercializadas em mais de 180 países. A picape está sendo exibida na versão cabine dupla com tração 4×4, equipada com o novo motor diesel 2.3 com duplo turbo, que rende 190 cavalos de potência.
Um dos pontos que a marca japonesa está destacando na nova picape é a estrutura mais resistente, com um chassi reforçado, quatro vezes mais durável, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. Com oito barras transversais, o chassi conta um outro sobreposto por dentro com soldas contínuas, solução chamada de duplo “C”. Assim, segundo a Nissan, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria tão normais para veículos deste segmento.
As linhas da nova Nissan Frontier 2017 buscaram transmitir força. Seu design exterior é mais musculoso, combinando força e elegância, ao mesmo tempo em que a silhueta é suave e equilibrada com a cabine. O DNA da marca aparece em itens como a grade “V Motion” e os faróis com formato de bumerangue, que deixam evidente que a picape (que tem 5,25m de comprimento, 1,75m de altura e 1,85m de largura total) faz parte da atual família de modelos da Nissan.
O interior tem estilo moderno e marcante. Foram ampliados os espaços do painel, console central e assentos. Em relação à geração anterior, a altura do interior da cabine aumentou 874 milímetros, especialmente na segunda fila de bancos, e o espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura dos ombros dos passageiros. A Nissan garante que os passageiros do banco traseiro têm amplo espaço para as pernas.
A versão apresentada traz bancos revestidos em couro. De acordo com a marca japonesa, eles foram desenhados para oferecer conforto em viagens longas, evitando fadiga graças à posição do encosto, que distribui o peso de forma otimizada e equilibrada. Os assentos traseiros são dobráveis, oferecendo fácil acesso à parte inferior para acomodar ferramentas e o macaco para trocar as rodas. A Nissan Frontier oferece três tomadas 12V; entradas auxiliares; conexão para iPod; Bluetooth, suportes para copos, controles de áudio no volante e sistema multimídia.
O pacote de segurança inclui Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro em descidas íngremes e saídas da imobilidade em subidas. Além disso, a nova picape conta com limitador de carga e ajuste de altura para os dois cintos de segurança da frente, luz de freio de LED (CHMSL) e sensor de estacionamento. A Nissan Frontier conta ainda com o Vehicle Dinamic Control (VDC), que reúne os sistemas eletrônicos de controle de estabilidade de tração.
O motor é o novo 2.3 turbodiesel, que desenvolve 190 cavalos e entrega 45,8 kgfm de torque. Ele está acoplado a um novo câmbio automático de sete velocidades, com modo manual que permite selecionar e segurar a marcha correta para a necessidade de uma força extra ou para subir uma elevação forte.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)