A BMW apresenta na Alemanha a sétima geração do sedã Série 5, que passou por uma profunda reestilização, perdeu cerca de 100 quilos de peso e ganhou vários dispositivos de assistência ao motorista, muita conectividade e um novo sistema operacional
A nova geração da Série 5 chega com uma difícil missão: continuar o sucesso das seis primeiras gerações, que pode ser traduzido em mais de 7,6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Com a aplicação do conceito de design leve (BMW EfficientLightweight), que inclui o aumento da utilização de alumínio e aço de alta resistência, o peso do novo sedã foi reduzido em até 100 quilos, em relação ao seu antecessor. O modelo perdeu peso e ganhou ainda mais rigidez torsional.
Para melhorar performance e dirigibilidade, o sedã tem baixo centro de gravidade e distribuição de peso igual em ambos os eixos. São várias opções de configuração de carroceria, assim como direção integral ativa, que agora está associada à tração integral inteligente xDrive. O coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) da nova geração do BMW Série 5, que ostenta 4,935 metros de comprimento, é de 0,22, o que estabelece uma referência em seu segmento.
Um dos destaques do novo BMW Série 5 é a variedade de sistemas de assistência ao motorista em momentos críticos e em situações menos exigentes, como em congestionamentos, tráfego lento e trajetos monótonos em estradas. O sedã é equipado de série com câmera estéreo associada a um radar e sensores de ultrassom para monitorar a área ao redor do carro (ambos opcionais). Novos recursos integram o Assistente de Mudança de Pista, como o auxiliar de fuga, o alerta de tráfego cruzado e a proteção de colisão lateral ativa. Este dispositivo percebe as marcações de pista e da área em volta do veículo, ajudando ativamente o motorista a evitar colisões iminentes por meio da aplicação de correções diretivas.
Também se destacam o sistema Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo (ACC), oferecido como opcional, e o assistente de direção e manutenção de faixa. Estes passam a adotar restrições de velocidade, com opção de assistência de Velocidade Inteligente, capaz de se comunicar com o sistema de Controle de Velocidade de Cruzeiro – o usuário pode ajustar a velocidade, em intervalos de 15 km/h, para mais ou para menos. Para velocidades de até 210 km/h, o veículo está apto a auxiliar o condutor nas tarefas de acelerar, frear e dirigir, no momento que desejar. A função Auto Start Stop Inteligente agora ajusta suas repostas às rotas e às condições de tráfego.
Na versão topo de linha, o (novo) sistema iDrive traz assistência de navegação, telefonia e entretenimento, além de acesso à funções do veículo em uma tela de 10,25 polegadas de alta resolução. O sistema pode ser operado por meio do seletor giratório iDrive, por comando de voz ou por gestos, ou ainda, por meio de toques nos controles diretamente, de acordo com o desejo do motorista. A última geração do BMW Head-Up Display a cores tem superfície de projeção 70% maior que o da versão anterior e exibe alertas de tráfego, contatos telefônicos, estações de rádio, faixas de música, instruções de navegação e alertas dos sistemas de assistência.
O novo Série 5 tem mais espaço para as pernas dos passageiros no banco traseiro e assentos com massageador e, ainda, a função inovadora que utiliza sensores de toque e controle de temperatura de quatro zonas com ionização e dispersante de fragrâncias de ar. A acústica interna foi melhorada. A redução do nível de ruídos interno foi obtida por meio da tecnologia de encapsulamento do motor e da aplicação de vidros acústicos, inclusive no para-brisas. Todos os faróis têm tecnologia LED e contam com opção de LED adaptativos, com distribuição variável de luz, incluindo iluminação circular adaptativa e fachos de luz com alcance de até 500 metros de distância.
A conectividade também foi melhorada. Recursos ampliados do BMW ConnectedDrive contam com novos serviços capazes de proporcionar aos executivos de negócios maior conforto e comodidade voltados para otimizar o tempo. Entre eles estão a nova tecnologia ParkNow, para a reserva de vaga em estacionamentos e pagamento, feitos digitalmente; busca de vagas em ruas e avenidas e, opcionalmente, o Parking Assist, dispositivo apto a detectar espaços disponíveis para estacionar e manobrar o veículo automaticamente, mesmo em áreas limitadas, por meio de controle remoto na chave do carro.
Além disso, o serviço Microsoft Exchange agora permite que os usuários do Microsoft Office 365 possam sincronizar e-mails, agendamentos e contatos, além de editá-los durante o deslocamento. A integração de smartphones também tem sido melhorada. Por meio do Apple Car Play – que foi pela primeira vez para uma fabricante de carros incorporado totalmente sem fios – é possível realizar o carregamento da bateria por indução e conectar o aparelho via WiFi com até dez dispositivos.
O BMW Connected, o assistente de mobilidade pessoal e digital da BMW, está disponível na Europa desde julho último. A próxima etapa de desenvolvimento do sistema, completo e com serviços adicionais, está previsto para ser introduzido com o novo BMW Série 5. O BMW Connected Onboard (a bordo) permite aos motoristas uma visão geral de suas informações relacionadas à mobilidade. Conteúdos relevantes, como destinos do navegador GPS e tempo estimado de chegada ao destino são transferidos para o Connected a bordo e exibidos em uma tela personalizada. Já o Remote View 3D possibilita que o usuário acesse a área em torno do carro por meio do smartphone e com o veículo em movimento.
Todos os motores do BMW Série 5 pertencem à família BMW EfficienteDynamics, cujo desenvolvimento foi concluído recentemente. Com isso, a tecnologia BMW TwinPower Turbo está presente em toda a família de motores da marca. Dois motores a diesel e mais duas versões a gasolina estarão disponíveis a partir do lançamento do sedã, trabalhando em conjunto, seja ele com tração traseira, ou com tração inteligente BMW xDrive, nas quatro rodas.
O novo motor de quatro cilindros em linha, 2.0 litros, do BMW 530i rende 252cv de potência e 350Nm de torque. O BMW 530i acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e chega a 250 km/h de máxima. O BMW 540i tem motor de seis cilindros em linha, 3.0 litros, que gera 340cv de potência e 450Nm de torque. Equipado com tração integral xDrive, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
O motor a diesel de quatro cilindros que empurra o BMW 520d desenvolve 190cv de potência e 400Nm de torque. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s, com câmbio automático e a velocidade máxima é de 237 km/h. O BMW 530d tem motor de seis cilindros em linha, que rende 265cv de potência e 620Nm de torque. Os novos BMW 530d aceleram de 0 a 100 km/h em 5,7 s e alcançam 250 km/h de velocidade máxima.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)