Jeep Compass Longitude tem um pouco mais de recheio

O Jeep Compass Longitude é aquela opção que, por R$ 20 mil a mais que a versão de entrada Sport, vem com um pacote bem mais recheado de itens de conforto e, principalmente, de segurança. Destaque também para o bom desempenho do motor 1.3 turbo, que gera 185cv de potência quando abastecido com etanol, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade e com um nível bem razoável de consumo para um SUV desse porte. Com faróis e lanternas totalmente em LED e rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado, o Jeep Compass Longitude tem visual que mistura esportividade e elegância. Vale destacar na lista de equipamentos, o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas; detector de fadiga do motorista, aviso de mudanças de faixas com assistente ativo, seis airbags, ar-condicionado digital e de duas zonas, controle automático de velocidade adaptativo, leitor de placas de velocidade e sistema de som de 506W de potência.

Na frente do Jeep Compass Longitude, destaque para os faróis em LED – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, além da já famosa grade com sete blocos que identificam os modelos da Jeep, o Compass Longitude tem faróis totalmente em LED, tomada de ar inferior com grade em colmeia, luzes de neblina e para-choque com desenho bem esportivo.

Pinças de freio à mostra

De perfil, destaque para rodas de liga de 18 polegadas com desenho esportivo e acabamento diamantado, que deixa à mostra os discos de freio; as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e as maçanetas das portas na cor da carroceria.

O Jeep Compass Longitude tem coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, chamam a atenção as lanternas escurecidas e com luzes totalmente em LED, que “invadem” a tampa do porta-malas, o defletor de ar no teto, o para-choque com desenho mais aventureiro e que abriga as luzes de neblina.

Acabamento do Jeep Compass Longitude

Por dentro, nível de acabamento é bom, com destaque para o revestimento dos bancos, volante e painéis de porta em couro com costuras aparentes; e para os detalhes em black piano no console e imitando metal no painel e maçanetas das portas.

As lanternas traseiras do Jeep Compass Longitude têm lentes escurecidas – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno do Compass acomoda com conforto quatro adultos e uma criança. O porta-malas tem boa capacidade (410 litros) e ganchos para fixar a carga. O espaço pode ser ampliado e flexibilizado com o rebatimento em 1/3 e 2/3 do banco traseiro.

Tela de 10,1 polegadas

A central multimídia do Jeep Compass Longitude é bem completa e fácil de operar, com tela central de 10,1 polegadas sensível ao toque e posicionada no alto do painel, em local de boa visualização, e com Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio.

Volante do Jeep Compass Longitude tem boa pega e é multifuncional – Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos é totalmente digital com tela colorida em HD de 10,25 polegadas, com mostradores de temperatura do motor e do nível de combustível em baixo e pode ser configurado pelo motorista de acordo com o seu gosto.

Posição de dirigir

O volante tem boa pega e abriga diversos comandos (do áudio, computador de bordo, multimídia etc.). A coluna de direção regula em altura e distância e, junto com o ajuste de altura do banco, permite ao motorista encontrar fácil uma boa posição de dirigir.

Os bancos e volante do Jeep Compass Longitude são forrados em couro – Foto: Eduardo Aquino

No quesito segurança, o Jeep Compass Longitude vem de fábrica com aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas; detector de fadiga do motorista e aviso de mudanças de faixas com assistente ativo.

Segurança do Jeep Compass Longitude

Completam o pacote os seis airbags (frontais, laterais e de cortina) , controles de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Multimídia do Jeep Compass Longitude tem tela central de 10,1 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de conforto e comodidade, destaque para o ar-condicionado digital e de duas zonas, navegação GPS, controle automático de velocidade adaptativo, leitor de placas de velocidade, comutação automática dos faróis e sensores de chuva e crepuscular.

Sistema de som premium

Outros itens de conforto do Jeep Compass Longitude que merecem ser citados é o sistema de som premium da Beats, com 506w de potência, que dá prazer de ouvir qualquer tipo de música; e o carregamento de celular por indução, que facilita bastante as coisas.

Quadro de instrumentos do Jeep Compass Longitude tem 10,25 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Para manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com a boa calibragem elétrica da direção, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré com imagens de boa resolução e assistente de partida em rampa.

Bom fôlego em baixa

O motor 1.3 turbo, de 185cv com etanol e bom torque em baixa, é um dos pontos mais positivos do Jeep Compass Longitude, proporcionando um desempenho esportivo, com boas acelerações (0 a 100km/h em menos de 9 segundos) e retomadas de velocidade.

Banco traseiro do Jeep Compass Longitude acomoda dois adultos e uma criança – Foto: Eduardo Aquino

Se o motorista andar numa boa, sem pressionar demais o acelerador, o nível de consumo é bem interessante para um carro desse porte. Na cidade, com etanol, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,6km/l; e na estrada, em torno de 9,4km/l.

Câmbio do Jeep Compass Longitude

O câmbio automático de seis marchas consegue aproveitar bem toda a força do motor turbo. Ao acionar o modo Sport, o SUV fica mais esperto, e ao usar as “borboletas” junto ao volante, as trocas ficam mais rápidas, melhorando a performance.

O porta-malas do Jeep Compass Longitude tem capacidade para 410 litros – Foto: Eduardo Aquino

Com sistemas McPherson na dianteira e traseira, o conjunto de suspensão garante boa estabilidade mesmo quando se abusa nas curvas mais fechadas e de piso irregular. E o nível de conforto também é bom, com boa filtragem das imperfeições do piso.

Fora do asfalto, onde não é a praia do Jeep Compass Longitude, ajudam bem o sistema de controle Jeep Traction Control+, a boa altura do solo, o bom ângulo de saída e os protetores do cárter e do e câmbio.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Com etanol, o motor 1.3 do Jeep Compass Longitude gera 185cv de potência – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.298cm³ de cilindrada, flex, turbo, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson

Dimensões – Comprimento, 4,42m; largura, 1,81m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,63m

Altura livre do solo – 20,5cm

Ângulo de entrada – 16,2°

Ângulo de saída – 31°

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/55 R18

Porta-malas – 410 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.585 quilos

As rodas do Jeep Compass Longitude deixam as pinças de freio à mostra – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Aletas para trocas de marcha no volante, assistente ativo de direcao (ADA), aviso de colisão frontal com frenagem de emergencia com deteccao de automoveis, pedestres e ciclistas (FCW + PEB), aviso de mudancas de faixas com assistente ativo, bancos em couro, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, comutação automática dos faróis, detector de fadiga do motorista (DDD), painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25 polegadas, controle automático de velocidade adaptativo, reconhecimento de placas de transito, sistema de navegação GPS, sistema de som Premium Beats de 506w (8 alto falantes + subwoofer), condução Semi-Autônoma, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático dual zone, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, chave presencial com telecomando para abertura de portas e vidros – Keyless Entry n Go, controles de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, câmera de estacionamento traseira, estepe de uso emergencial, faróis Full LED com assinatura em LED, assistente de partida em rampa, Jeep Traction Control+, lanternas com assinatura em LED, modo Sport, protetor de Tanque de Combustível, protetor de cárter, rack do teto na cor preta, repetidor lateral nos retrovisores, seis airbags (Frontais, laterais e de cortina), sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, sistema Auto Hold, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), sistema de monitoramento de pressão dos pneus, tapetes dianteiros e traseiros e volante com acabamento em couro.

Preços – R$ 202.990,00. Com pintura perolizada (R$ 2.500,00) e teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 10.000,00), sobe para R$ 215.490,00.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.