A elegância em preto brilhante do VW T-Cross Highline

Andamos no VW T-Cross Highline 2025, que é a opção topo de linha do SUV da marca alemã. Fora as mudanças adotadas na renovação de estilo para a versão Highline, que incluem faróis Full LED, novas luzes diurnas, nova grade frontal e lanterna traseira com barra iluminada, a unidade avaliada estava equipada com o pacote Dark, opcional que  inclui badge lateral, nome T-Cross e logo 250 TSI escurecidos, rack de teto longitudinal na cor preta, retrovisores pintados na cor preto ninja, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas escurecidas e teto pintado na cor Preto Ninja e dá ao SUV um visual bem mais esportivo. Por dentro, alguns detalhes melhoraram o aspecto geral do acabamento. O já conhecido conjunto motor 1.4 turbo com injeção direta, de 150cv, e o câmbio automático de seis marchas continua eficiente, tanto em performance como em consumo, assim como a suspensão e a direção, que continuam com um acerto que agrada bastante. Na Highline, há a opção do pacote ADAS, com vários itens de assistência à direção.

A nova grade dianteira é um dos destaques do VW T-Cross Highline – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a nova grade em colmeia na cor preto brilhante com uma faixa cromada central, que forma uma espécie de sequência das luzes de seta; para os faróis totalmente em LED e as luzes diurnas e para a tomada de ar inferior na cor preta.

Teto na cor preta

De perfil, o que mais chama a atenção são o teto e suas barras na cor preta; as rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, as coberturas dos para-lamas, das soleiras e das capas dos retrovisores na cor preta e as maçanetas na cor da carroceria.

O teto na cor preta do VW T-Cross Highline faz parte do pacote Dark – Foto: Eduardo Aquino

A barra na cor preto brilhante e que agora passa a ser iluminada, dando um egeito muito bonito à noite, é o principal destaque na traseira do VW T-Cross Highline. O para-choque também tem a cor preta e detalhe brilhante.

Bancos e volante em couro

O acabamento interno causa boa impressão, com bancos e volante forrados em couro com costura aparente, trazendo o nome T-Cross em relevo no encosto dos bancos; faixa imitando fibra de carbono no painel e parte da forração dos painéis de porta em tecido.

A barra traseira do VW T-Cross Highline agora é iluminada – Foto: Eduardo Aquino

Com uma nova moldura na tela colorida e sensível ao toque de 10,1 polegadas e o VW Play, o sistema multimídia é o mesmo. Ele vem com o “Meu VW” pré-instalado e tem conexão com a internet via smartphone.

Instrumentos do VW T-Cross Highline

Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de 10,25 polegadas de boa visualização, com os mostradores de nível de combustível e de temperatura do motor nas laterais e as informações do computador de bordo no centro.

Os bancos do VW T-Cross Highline são forrados em couro – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de espaço, o VW T-Cross Highline acomoda com conforto cinco adultos, com fácil acesso e um bom espaço para quem senta no banco traseiro. O porta-malas também tem boa capacidade, que varia de 373 a 420 litros dependendo da inclinação do banco.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens em distância e altura da coluna de direção, ajuste da coluna lombar e de altura do seu banco. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos para facilitar o trabalho do condutor.

No painel do VW T-Cross Highline, destaque para a faixa central – Foto: Eduardo Aquino

Na lista de itens de segurança, destaque para os seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade, sistema detector de fadiga do motorista, monitoramento da pressão dos pneus e frenagem automática pós-colisão.

ADAS no VW T-Cross Highline

Sem falar no Pacote ADAS, que é opcional e inclui assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assit), assistente de estacionamento “Park Assist”, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

Entre os equipamentos de conforto do VW T-Cross Highline, vale citar o controle adaptativo de velocidade e distância, carregamento de celular por indução, ar-condicionado digital e assistente para partida em subidas.

O multimídia do VW T-Cross Highline tem tela de 10,1 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços reduzidos, o SUV conta com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré com imagens de boa resolução e o assistente de estacionamento Park Assist, que é opcional.

Fôlego esportivo

O motor 1.4 turbo, de 150cv, proporciona uma tocada prazerosa quando o motorista quer acelerar, fazendo de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos. Com bom torque já disponível em baixas rotações, as retomadas garantem ultrapassagens muito seguras.

O VW T-Cross Highline tem amplo espaço no banco traseiro – Foto: Eduardo Aquino

E tudo com um nível de consumo bem razoável. Com apenas gasolina no tanque, ar desligado e duas pessoas a bordo, o computador de bordo registrou médias de 10,2km/l na cidade (com a ajuda do Start/Stop) e de 14,6km na estrada.

Câmbio do VW T-Cross Highline

Esse bom desempenho também tem a ajuda do câmbio automático de seis marchas, que trabalha de forma bem afinada com o motor. A possibilidade de trocas manuais por meio de “borboletas” junto ao volante ajuda numa tocada mais esportiva.

A capacidade do porta-malas do VW T-Cross Highline varia de 373 a 420 litros – Foto: Eduardo Aquino

Outro ponto bastante positivo do VW T-Cross Highline é a calibragem da assistência elétrica da direção. O motorista desfruta da suavidade nas manobras e sente segurança, com um “bom peso”, em velocidades mais elevadas.

A suspensão também já é uma marca positiva do SUV da Volkswagen. O conjunto, que tem sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, consegue equilibrar de forma bem eficiente conforto e estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O motor 1.4 turbo do VW T-Cross Highline tem bom torque em baixas rotações – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, flex, que gera potência de 150cv a 5.000rpm e torque de 25,5kgfm entre 1.500rpm e 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,21m; largura, 1,76m; altura, 1,57m; e entre-eixos, 2,65m

Altura mínima do solo – 19cm

Ângulo de entrada – 20,6°

Ângulo de saída – 31,5°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17

Porta-malas – 373 a 420 litros

Tanque – 49 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.305 quilos

O pacote Dark também inclui as rodas escurecidas do VW T-Cross Highline – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, sistema de alarme anti-furto com comando remoto, seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), airbags dianteiros com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2), apoio lombar, manualmente ajustável, para encosto do banco dianteiro esquerdo; ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível bi-partido, carregamento de celular por indução, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, função ECO, assistente para partida em subidas, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão, lanternas traseiras em LED, luz de neblina traseira unilateral, luz de marcha à ré ambos os lados; manopla da alavanca de câmbio em couro, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rack de teto longitudinal na cor prata, reconhecimento de pedestres, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, revestimento da porta e lateral com inserto em tecido e apoia braço em revestimento premium, revestimentos dos bancos parcialmente em couro, seleção do perfil de condução, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros, sistema “Start & Stop”, sistema detector de fadiga do motorista, sistema multimídia “VW Play” com tela “semiflutuante” de 10,1 polegadas e APP-Connect, tapetes adicionais em carpete (4), tomadas USB tipo C dianteira, volante multifuncional em couro com comandos para troca de marchas “shift-paddles” e Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect.

Preços – R$ 180.690,00. Com a cor Cinza Ascot Preto Ninja (R$ 1.750,00),  pacote Dark (R$ R$ 2.670,00, que inclui badgte lateral, nome T-Cross e logo 250 TSI escurecidos, pneus SEAL INSIDE, rack de teto longitudinal na cor preta, retrovisores pintados na cor preto ninja, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas escurecidas e teto pintado na cor Preto Ninja), pacote Pacote Sky view (R$ 7.560,00, que inclui luzes de leitura na frente e teto solar panorâmico) e pacote ADAS (R$ 3.580,00, que inclui assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assit), assistente de estacionamento “Park Assist”, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga), sobe para R$ 196.250,00.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.