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Dando continuidade à saga veículos diesel e o aumento da proporção do biodiesel, fomos buscar a opinião do Engenheiro Humberto Daher, graduado em Engenharia Mecânica e Elétrica, Consultor de Stellantis, outras marcas e Locadoras, além de proprietário da Personal Car, Oficina Multimarcas de Belo Horizonte.

Como a maioria dos entrevistados, ele acredita que o incremento do biodiesel ao combustível atual, assim como o etanol na gasolina também trará consequências. Mas especificamente do diesel, o problema será bem maior e irá potencializar os problemas aqui já citados.

Humberto acrescenta que, hoje, o problema já é crítico em veículos de todas marcas quando utilizados em ciclo urbano curto. Ele acrescenta que em casos extremos existe a necessidade de remoção do coletor de admissão, cabeçote, etc. para limpeza e descarbonização.

Entretanto, revela que, em parceria com a IsoTech, indústria química que atua no segmento de descontaminação de motores e tratamento químico de combustíveis desde 1999, desenvolveu um processo de descontaminação e descarbonização. Segundo ele, se aplicado de forma preventiva evita a obstrução e inoperância dos veículos.

O processo de descontaminação e descarbonização criado pelo engenheiro, conforme descrito a seguir, se inicia por uma análise do estado do veículo.

Veja o passo a passo

Para constatar se o procedimento é aplicável surtindo o efeito desejado, é desconectada a tomada de ar do corpo de borboleta (TBI) e feita uma inspeção visual. Em seguida, utilizando um boroscópio, também é verificado se o interior do coletor de admissão apresenta contaminação / carbonização úmida, como nas fotos abaixo, caso positivo, segue o procedimento.

Humberto alerta da vital importância desta análise, visto que, caso apresente uma “carbonização seca” este processo será ineficaz e o procedimento deverá ser o de retirada do cabeçote, coletor admissão e outras partes para limpeza, obviamente muito mais demorado e oneroso;

              

Aplicação do Air Intake
Aplicação do Air Intake
Flushing Oil
Flushing Oil
Redutor de atrito
Redutor de atrito

Com estas três matérias da série espero ter ajudado a colocar um pouco de luz sobre este assunto.

Momentaneamente me despeço e agradeço ao Sr. Toninho, da Bombas Diesel BD, e Humberto Daher, da Personal Car pela inestimável colaboração.

Brevemente estaremos de volta para acordamos sobre a elevação do percentual de etanol na gasolina.

Edição: Luís Otávio Pires

Texto: Rodolfo Aquino Hauck



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(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 40 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.

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Respostas de 7

  1. Parabéns Rodoldo! Essas matérias são importantes e esclarecedoras para tofos que usam veiculos diesel principalmente aqueles que os utilizam em ciclos urbanos. Valeu!

  2. Mouito boa el material!!
    Sugiero proveer también a traducao ao español para favorecer os mecánicos o lectores Argentino, Uruguayos, Chilenos, etc e asimismo poder expandir aún a más istos conceitos de excelencia que nosotros caro amigo Rodolfo Hauck nos acerca. Muuto productivo y aplicavel!!
    Obrigado!!!

  3. Ótimas matérias..obrigado Rodolfo por compartilhar conosco nobres conhecimentos de muitos anos de trabalhos na area e recentes pesquisas sobre o assunto!

  4. Muito enriquecedor. Rodolfo como sempre salvando o cidadão comum da picaretagem do mercado

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