O conjunto motor 1.6 com turbo e injeção direta de combustível, que gera 173cv de potência; e o câmbio automático de seis marchas é um dos principais pontos positivos do Citroën C4 Cactus Shine. Os dois trabalham de forma bem afinada, proporcionando uma tocada prazerosa, com boas acelerações e retomadas de velocidade, sem trancos e com baixo um nível de consumo. Também se destaca no SUV da marca francesa o bom acerto do conjunto de suspensão, que consegue acompanhar bem uma tocada mais esportiva e absorver de forma agradável as imperfeições do piso. Na lista de equipamentos de conforto e segurança, destaque para os seis airbags, os alertas de saída de faixa e de atenção ao condutor, indicador de descanso, sistema de frenagem automática, alerta de colisão, carregador de celular por indução e sistema multimídia com tela de 10 polegadas.
Se não são tão modernas, as linhas do Citroën C4 Cactus pelo menos têm muita personalidade. Na frente, destaque para as barras cromadas e paralelas que passam pelos chevrons e unem as luzes de LED, os faróis separados e as molduras na cor laranja dos faróis de neblina.
Airbumps laranjas
De perfil, sobressaem-se os airbumps nas partes de baixo das portas, sendo o primeiro na cor laranja, as barras no teto na cor preta, a larga coluna C, as coberturas plásticas na cor preta nas caixas de roda, maçanetas e capas dos retrovisores na cor preta e as rodas de liga esportivas.
Na traseira, que tem também linhas bem arredondadas, chamam a atenção as lanternas horizontais em LED que “invadem” a tampa traseira, o símbolo dos chevrons na cor preta, o para-choque com entranhas e o defletor de ar no teto.
Acabamento
Ao entrar, percebe-se facilmente que o C4 Cactus na versão Shine tem bom nível de acabamento, com bancos e volante revestidos em couro e costuras aparentes, detalhes em tecido no painel e nos bancos e em preto brilhante no volante, saídas de ar e console.
O espaço interno proporciona também um bom nível de conforto para quatro adultos e uma criança, com relativo espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. Por outro lado, o porta-malas tem a “boca” um pouco pequena e capacidade (de 330 litros) um pouco limitada.
Painel do Citroën C4 Cactus Shine
De desenho horizontalizado, o painel também tem personalidade, embora já mostre o peso dos anos. O quadro de instrumentos é digital e monocromático, mas não é configurável e a visualização dos instrumentos nas laterais é um pouco ruim.
O volante tem boa pega e abriga comandos de áudio, telefone e computador de bordo. Com os ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e de altura do banco, o motorista encontra fácil uma boa posição de dirigir.
Conforto
Em termos de equipamentos de conforto, destaque para o ar-condicionado digital e automático, o controle automático de velocidade e o carregador de celular por indução. Mas faltam itens simples, como entrada USB para quem senta no banco traseiro.
Uma novidade no C4 Cactus 2024 é o sistema multimídia com tela sensível ao toque de dez polegadas posicionada bem no centro do painel, proporcionando boa visualização das informações, com conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
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Segurança do C4 Cactus Shine
A lista de itens de segurança de série inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, alertas de saída de faixa e de atenção ao condutor, indicador de descanso, sistema de frenagem automática e alerta de colisão.
Embora não seja um SUV com pegada aventureira, a boa altura do solo deu ao Citroën C4 Cactus Shine uma boa desenvoltura em estrada de terra de piso um pouco ruim pela qual trafegamos durante o teste.
Bom fôlego
O motor 1.6 com turbo e injeção direta é um dos principais atrativos do C4 Cactus, proporcionando uma condução prazerosa com boas acelerações e retomadas de velocidade, o que garante ultrapassagens mais seguras.
Além da boa performance, o motor 1.6 também é eficiente no consumo. Com gasolina no tanque, ar-condicionado ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,6km/l na cidade e de 14km/l na estrada.
Câmbio do Citroën C4 Cactus Shine
O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma suave e em boa sintonia com o motor e oferece dois modos de condução: Eco e Sport. Por outro lado, faltam “borboletas” junto ao volante para as trocas manuais, feitas apenas pela alavanca.
A calibragem da assistência elétrica da direção está correta para velocidades elevadas e ajuda bastante nas manobras em vagas apertadas. Além disso, o motorista também conta com o auxílio da câmera de ré com imagens em boa resolução.
O bom equilíbrio da suspensão também é um dos pontos positivos do Citroën C4 Cactus Shine. O sistema consegue filtrar bem as irregularidades do piso e passar bastante segurança quando o motorista abusa nas curvas mais fechadas e de piso irregular.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que gera potências de 166cv (gasolina) e de 173cv (etanol) a 6.000rpm e torque (gasolina ou etanol) de 24,5kgfm a 1.400rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-indpendente, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,17m; largura, 1,71m; altura, 1,66m; e distância entre-eixos, 2,60m
Altura livre do solo – 22,5cm
Ângulo de entrada – 22°
Ângulo de saída – 32°
Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17
Porta-malas – 320 litros
Capacidade de carga (ocupantes mais bagagens) – 320 litros
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.214 quilos
Equipamentos – Capa dos retrovisores com pintura brilhante, barras de teto longitudinais e funcionais do tipo “flottant”, molduras do farol de neblina com pintura brilhante, protetores laterais de porta – airbumps® com pintura brilhante, faróis dianteiros halógenos, faróis de neblina, lanternas traseiras com efeito 3D, assinatura luminosa em LED (DRL), assinatura luminosa em LED (DRL), câmbio automático sequencial de 6 marchas, volante revestido em couro, comandos no volante, painel de instrumentos digital com indicação de velocidade numérica, sensores de chuva, tomada 12V, Econômetro, computador de bordo com indicador de temperatura externa, câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estabilidade, alertas de saída de faixa, de atenção ao condutor, indicador de descanso, sistema de frenagem automática, alerta de colisão, seis airbgas (frontais, laterais e de cortina), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, alarme periférico, acionamento das luzes de emergência em caso de frenagem brusca, regulador e limitador de velocidade, volante com regulagem de altura e profundidade, assistente de partida em rampa, acendimento automático dos faróis, guarda volumes entre os bancos dianteiros, regulagens de altura, inclinação e profundidade do banco dianteiro (motorista), bancos traseiros rebatíveis (1/3, 2/3), sistema multimídia Citroën Connect com tela sensível de 10 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay sem fio), rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado, carregador de celular por indução e badge THP.
Preços – R$ 141.990,00. Com teto preto, sobe para R$ 145.190,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)