Aquela admirável tecnologia e sofisticação dos carros da famosa marca alemã da estrela de três pontas, mas que não tem aquele ronco característico de um motor a combustão, mas sim um motor elétrico de 190cv de potência e 38,2 quilos de torque. Assim pode ser definido o Mercedes-Benz EQA 250, um SUV 100% elétrico que mantém a boa performance e consumo dos modelos a combustão aliado ao bom nível de conforto e segurança e ao padrão refinado de acabamento dos carros da marca.
Desenvolvido sobre a plataforma do GLA pela divisão de veículos elétricos da montadora alemã, batizada de Mercedes-Benz EQ, o EQA 250 é o modelo movido somente a eletricidade mais acessível da marca da estrela de três pontas no Brasil.
Espaço interno do MB EQA 250
Com uma boa distância entre eixos, de 2,72m (a mesma do GLA), e largura de 1,83m, o espaço interno acomoda quatro adultos e uma criança com conforto. O comprimento é de 4,47m e a altura é de 1,62m. Já o porta-malas (de 340 litros) é menos generoso.
Elegância e esportividade
As linhas externas do SUV misturam elegância e esportividade, com destaque para a grade dianteira fechada em black piano, as rodas de 19 polegadas com acabamento mais sóbrio e as lanternas traseiras “unidas” por uma faixa de LED.
Acabamento premium
O modelo mantém o acabamento premium dos MB, com bancos, painéis de porta em couro e materiais nobres e teto na cor preta. Destaque também para as telas digitais do multimídia de 10,2 polegadas e do quadro de instrumentos, de 10 polegadas.
Itens do Mercedes-Benz EQA 250
Na lista de equipamentos, estão itens de condução semi-autônoma, controle de velocidade adaptativo, assistentes ativo de direção, frenagem e de ponto cego; controle de tráfego cruzado traseiro e assistente de aviso de desembarque.
Fôlego elétrico
No teste, foi possível sentir todo o fôlego imediato do motor de 190cv de potência e de 39,2kgfm, proporcionando boas acelerações (0 a 100km/h em 8,6 segundos) e retomadas de velocidade para um carro que pesa mais de duas toneladas.
Quatro modos de condução
O motorista pode escolher entre quatro modos de condução: Individual (pode personalizar direção, aceleração e tração), Sport (pé embaixo), Comfort (mais equilibrado) e Eco (desempenho é mais limitado, assim como a função do ar-condicionado).
Se o condutor estiver em uma situação na qual a carga da bateria está muito baixa, ele pode, em vez de acionar o modo “D” normal, que proporciona uma frenagem normal, pode acionar o “D-“, que possibilita uma regeneração de carga maior.
Autonomia
De acordo com a Mercedes-Benz, a autonomia do EQA é de 496 quilômetros com uma carga pelo padrão WLTP. Mas, mesmo numa tocada normal, a autonomia é um pouco menor e cai bem caso se abuse de acelerador e do ar-condicionado.
Como em todo elétrico, o tempo de recarga da bateria vai depender do carregador. Segundo a montadora, em uma estação de carga rápida (de 112Kw), o motorista consegue 80% da carga em cerca de 30 minutos.
Texto e fotos – Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Elétrico assíncrono, que gera 190cv de potência e 38,2kgfm de torque
Transmissão – Câmbio automático de uma marcha
Bateria – Íons de lítio de 69,7kWh, sendo 66,5kWh efetivos
Autonomia – 382 quilômetros (urbano) e 412 quilômetros (rodoviário)
Consumo – 5,8kWh/km (urbano) e 6,2kWh/km (rodoviário)
Tipo de tomada – Type 2 (AC) / CCS -Combo (DC)
Dimensões – Comprimento, 4,46m; largura, 1,83m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,72m
Porta-malas – 340 litros
Peso – 2.470 quilos
Preço – R$ 373.900,00
Aceleração de 0 a 100km/h – 8,6 segundos
Velocidade máxima – 160km/h
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)