O que faltava à versão Style do Peugeot 208, não falta mais: o motor Turbo. O 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta, que gera 130cv de potência e 20,4kgfm de torque quando alimentado com etanol, proporciona uma tocada esportiva e agradável, com boas acelerações e retomadas de velocidade. Agora, a boa performance se une ao visual que é bem esportivo. A Style caracteriza-se pela grade dianteira na cor preto brilhante, as rodas de liga de 17 polegadas com desenho bem esportivo e acabamento diamantado, capas dos retrovisores e a barra que “liga” as lanternas traseiras na cor preto brilhante, e os faróis, luzes e o famoso “dente de sabre” em LED que caracteriza a marca do leão. A lista de equipamentos gera boa relação custo/benefício.
Na frente, destaque para o conjunto óptico com luzes totalmente em LED, incluindo o já famoso e bonito “dente de sabre” característico da marca de leão; e a grande grade em preto brilhante e “pespontada” com pontos imitando metal.
Nas laterais
De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 17 polegadas com desenho esportivo e acabamento diamantado; as capas dos retrovisores em preto brilhante, as maçanetas das portas na cor da carroceira e a coluna “C” larga, onde está estampado o nome da versão.
Na traseira, o toque esportivo fica por conta da barra na cor preto brilhante que “liga” as lanternas com lentes escurecidas e luzes totalmente em LED; o aerofólio no teto, o para-choque estilizado e a ponteira do escapamento cromada.
Acabamento interno
O acabamento interno do Peugeot 208 Style Turbo também tem um apelo esportivo e transmite um aspecto de qualidade, com acabamento imitando fibra de carbono no painel e detalhes em preto brilhante no painel, console, painéis de porta e volante.
O espaço interno proporciona mais conforto para quem viaja na frente, pois, no banco traseiro, é um pouco limitado para pessoas de maior estatura. Forrados em tecido de toque agradável e exclusivo da versão, os bancos são confortáveis.
Espaço no Peugeot 208 Style Turbo
Embora com bom acesso e totalmente forrado, o porta-malas (de 265 litros) também é acanhado e, como o encosto do banco traseiro rebate apenas inteiramente, e não em 1/3 e 2/3, a capacidade e a flexibilidade ficam limitados.
Encontrar uma boa posição de dirigir é fácil no Peugeot 208 Style Turbo, pois o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e com ajustes de altura (embora um pouco limitada) e distância da coluna de direção.
Conceito i-Cockpit
Com tamanho menor (em virtude do conceito que a Peugeot chama de i-Cockpit, que inclui também o quadro de instrumentos em posição elevada) e base achatada, o volante tem boa pega e abriga comandos do áudio, do computador e do telefone.
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Com tela de 10,3 polegadas sensível ao toque e integrada ao painel, proporcionando uma boa visualização das informações, o sistema multimídia Peugeot Connect (Apple CarPlay e Android Auto) é fácil de operar e tem comando de voz.
Manobras
Para manobrar em espaços curtos e sair de vagas apertadas e em subida, o Peugeot 208 Style Turbo conta com diâmetro de giro pequeno, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, sistema Visiopark (visão de 180°); e assistente de partida em rampa.
No pacote de segurança, destaque para os quatro airbags, os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Conforto no Peugeot 208 Style Turbo
Entre os itens de conforto, destaque para o teto solar panorâmico, o ar-condicionado digital, o carregamento do celular por indução, que evita o “trança-trança” de cabos; e as duas entradas USB no console central.
O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, proporciona uma tocada bastante prazerosa, com boas acelerações (0 a 100km/h em apenas 9,0s) e retomadas de velocidade, possibilitando ultrapassagens bem seguras.
Modo Sport
Para uma melhor performance, basta o motorista escolher o modo Sport, no qual as mudanças acontecem em rotações maiores. Caso ele prefira uma tocada mais “econômica”, o modo ECO é ideal.
No modo “ECO”, com etanol no tanque, ar ligado e quatro adultos, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,8km/l na estrada. Na cidade, rodamos nas mesmas condições, mas com apenas o motorista, e a média foi de 8,4km/l.
Câmbio do tipo CVT
Como acontece com a maioria dos câmbios automáticos do tipo CVT (continuamente variável), a resposta aos comandos do acelerador tem um pequeno “gap”, quase imperceptível. As trocas manuais podem ser realizadas na alavanca de marcha.
A assistência elétrica da direção, que tem uma relação bem direta (voltada para a tocada mais esportiva), está bem calibrada tanto para as velocidades mais altas, com “peso” bem dosado, quanto para as manobras, quando fica bem macia.
O conjunto de suspensão do Peugeot 208 Style Turbo também tem uma pegada mais esportiva, transmitindo segurança nas curvas mais fechadas. Por outro lado, o conforto é um pouco afetado pelas rodas de 17 polegadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
- Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm
- Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) de sete marchas simuladas
- Direção – Assistência elétrica
- Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo travessa deformável
- Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,73m; altura, 1,45m; e entre-eixos, 2,53m
- Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
- Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/45 R17
- Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 375 quilos
- Porta-malas – 265 litros
- Tanque – 47 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 1.252 quilos
- Equipamentos – i-Cockpit 3D, quatro airbags, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, volante Sport Drive, sistema de som com tela digital de 5 polegadas, controles de tração e de estabilidade, Central Multimídia PEUGEOT Connect com tela de 10,3 polegadas com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), retrovisores externos com comandos elétricos, comandos de som no volante Sport Drive, duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C, além da A, grade dianteira em Dark Chrome, faróis Full LED e DRL em LED, maçanetas das portas na cor da carroceria, retrovisores e faixa traseira em preto brilhante, teto panorâmico, interior escurecido, soleira PEUGEOT, aerofólio esportivo em Black Piano, carregador de smartphone por indução (wireless charger), Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°), controle automático de velocidade com limitador, modo de condução ECO/SPORT, sensor de ré e câmera traseira, , bancos em couro, tecido e Alcântara; volante Sport Drive revestido em couro, capa de retrovisor em preto brilhante, entradas USB-A e USB-C no console central, painel de porta em couro, apoio de braço para o motorista em couro, iluminação interior traseira, rodas de liga diamantadas de 17 polegadas Bronx, faróis Full LED, Visiopark 180°, ponteira Cromada, DRL em LED, pedais esportivos em alumínio, bancos em tecido, couro e Alcântara bordados em azul e painel de porta em couro e bordado em azul.
- Preços – R$ 109.990,00. Com pintura perolizada (R$ 1.950,00), sobe para R$ 111.940,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)