Rodar silencioso, acabamento interno de boa qualidade, espaço interno para acomodar com conforto quatro adultos, porta-malas com capacidade para uma bagagem de férias longas, motor com potência e torque suficiente para garantir boas acelerações e retomadas de velocidade e uma lista interessante de equipamentos de conforto e segurança, incluindo assistente de frenagem de emergência, airbags laterais, monitoramento de ponto cego, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia com tela sensível de sete polegadas e espelhamento sem fio de celular e sensores de chuva e crepuscular. Por outro lado, o preço de carro elétrico no Brasil ainda é muito alto e a autonomia ainda dificulta algumas viagens, muito em função da insuficiente infraestrutura de recarga do pais.
Na frente, como acontece com quase todos os carros elétricos, não há uma grade paara entrada de ar. No Zoe, destaque para o símbolo da marca, que serve de tampa para a tomada elétrica, e para a barra em preto brilhante que “une” os faróis em LED.
Lateral
De perfil, chamam a atenção a linha de cintura bem alta, os vincos acentuados, as maçanetas dianteiras na cor do veículo e as traseiras embutidas na moldura do vidro e as elegantes rodas de liga de 16 polegadas.
Leia mais: Citroën C3 Live Pack
Na traseira, sobressaem-se o formato losangular das lanternas com luzes de LED, as linhas bem arredondadas e o para-choque bem integrado à carroceria, onde estão alojadas na parte de baixo as luzes de ré e de neblina.
Acabamento
Com bancos forrados em couro sintético e tecido, forrações em tecido no painel, painel de portas e console; e interior com predominância da cor cinza, o acabamento interno é de boa qualidade e transmite uma boa impressão.
Leia mais: Renault Stepway Zen
O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro. O porta-malas tem boa capacidade (338 litros) para um hatch compacto e o banco traseiro rebate em 1/3 e 2/3.
Multimídia
Merece destaque também o sistema multimídia com tela (bem posicionada, proporcionando boa visualização) sensível ao toque de sete polegadas e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Leia mais: VW Polo Track
Revestido em couro e com boa pega, o volante abriga diversos comandos. Para encontrar uma boa posição de direção, o motorista conta com regulagem da coluna de direção em altura e distância. Por outro lado, o banco não ajusta em altura.
Conforto
No pacote de itens de conforto, destaque para o controle automático de velocidade, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático e quatro tomadas USB, sendo duas para quem senta na frente e duas para quem senta no banco traseiro.
Leia mais: Montana Premier 1.2 Turbo
A lista de equipamentos de segurança inclui quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Manobras
Para sair de vagas apertadas e manobrar em pequenos espaços, o motorista conta com uma boa calibragem da assistência elétrica da direção, câmera de ré com imagens de boa resolução e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Leia mais: Peugeot e-2008 GT
Ao volante, a primeira qualidade do Renault Zoe que aparece é o silêncio na rodagem. Ouve-se apenas o rodar dos pneus e um leve ruído nas acelerações. Isso exige que o motorista aumente a atenção e o cuidado com pedestres.
Aceleração
Depois, o motorista logo percebe uma das qualidades dos carros elétricos: as respostas muito rápidas aos comandos do acelerador, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens muito seguras.
Leia mais: Honda HR-V EXL Sensing
Mas, por outro lado, a motorista logo sente as consequências dessa tocada mais esportiva é que a reserva de carga da bateria e a autonomia (exibidas no quadro de instrumentos totalmente digital) começa a cair mais rapidamente.
Autonomia
A autonomia indicada pela Renault, pelo método WLTP, é de 385 quilômetros. Mas, para rodar de forma mais tranquila, usamos o modo “B” do câmbio, que melhora a regeneração de carga da bateria.
Leia mais: Nissan Sentra Exclusive
Aliás, um recurso interessante do Zoe é o “e-pedal”, que ajuda o motorista a dirigir usando apenas o pedal de acelerador, ou seja, quando ele tira o pé, o carro reduz como se o condutor estivesse usando o pedal de freio.
Na estrada
Vale ressaltar que esse recurso não tem muita utilidade na estrada e, embora o Zoe possibilite pequenas viagens, é bom o motorista ficar atento para a possibilidade de recarga no destino ou no caminho.
Leia mais: Citroën C3 First Edition
O tempo de recarga vai depender do aparelho disponível. Em Wallbox de 7,4kW monofásico, cerca de 8h33; em um de 11kW trifásico, cerca de 5h48; em um de 22kW trifásico, em cerca de2h54; e em estações de 50kW, 80% da carga em cerca de 1h05.
A suspensão tem sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira e consegue equilibra de modo eficiente conforto, filtrando bem as irregularidades do piso; e estabilidade, segurando de forma segura as empolgações do motorista.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Elétrico, síncrono, alimentado por bateria de Íon Lítio (de 52 KWh), que gera potência de 135cv e torque de 240Nm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático com caixa redutora de relação fixa
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,08m; largura, 1,73m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,58m
Freios – Discos ventilados nas quatro rodas
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16
Porta-malas – 338 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 486 quilos
Autonomia (ciclo WLTP) – 385 quilômetros
Recarga – Em Wallbox de 7,4kW monofásico, cerca de 8h33; em um de 11kW trifásico, cerca de 5h48; em um de 22kW trifásico, em cerca de2h54; e em estações de 50kW, 80% da carga em cerca de 1h05
Peso – 1.502 quilos
Principais equipamentos – Multimídia com tela sensível de sete polegadas e espelhamento sem fio de celular; retrovisor, controle automático de velocidade, banco traseiro rebatível 1/3 e 2/3, câmera de ré, quatro airbags (frontais e laterais), assistente de frenagem de emergência, repetidores laterais de seta, sensores de chuva e crepuscular, monitoramento de ponto cego, controles eletrônicos de tração e estabilidade, luzes de circulação diurna em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus, retrovisor externo pintado em preto brilhante, revestimento interno em tecido reciclado, volante revestido em couro e rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado.
Preço – R$ 239.990,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)