Peugeot e-2008 GT

Andamos no SUV totalmente elétrico da marca francesa, que tem diversas qualidades, como um pacote tecnológico bem completo de itens de conforto e segurança, incluindo também vários dispositivos de direção semi-autônoma, um bom espaço interno, que proporciona conforto para quatro adultos; um porta-malas com boa capacidade; acabamento interno de boa qualidade, boas acelerações partindo da imobilidade, facilidade para recarga em tomadas domiciliares e um visual moderno, que transmite robustez, elegância e esportividade. Por outro lado, existem algumas limitações, como a falta de estepe, substituído por um kit de reparo, o que não é muito adequado a uma país como o Brasil, onde as estradas são em sua maioria de pisos ruins; e a autonomia, que é boa, mas ainda não é suficiente para viagens mais longas.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a totalidade das luzes em LED, incluindo os faróis e as luzes diurnas “dentes de sabre” e “as garras felinas”, característicos da marca do leão; e a enorme grade do tipo frameless, que detalhes na cor da carroceria.

Teto preto

De perfil, chamam a atenção o teto na cor preta, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras, as capas dos retrovisores em black piano e luzes de LED repetidoras de setas, a coluna “C” estilizada e as rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado.

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Foto: Eduardo Aquino

As luzes na traseira também são totalmente em LED, incluindo as luzes de neblina e as lanternas, que são unidas por uma barra em black piano, que, junto com a barra cromada do para-choque, dá um toque de elegância ao modelo.

Acabamento

O acabamento interno é de boa qualidade, com bancos forrados em couro e com costuras coloridas, painel e painéis de porta com revestimento que a Peugeot chama de “soft carbon” e as luzes ambiente em LED personalizáveis em até oito cores.

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Foto: Eduardo Aquino

Como em todo Peugeot, o e-2008 GT adota o conceito i-Cockpit, com volante menor e o quadro de instrumentos numa posição mais alta. O quadro é totalmente digital, personalizável em até três cores e com efeito 3D, facilitando a visualização.

Instrumentos

No quadro de instrumentos, fica fácil para o motorista controlar a autonomia, que fica num mostrador tipo “tanque de combustível”, a velocidade e a recarga da bateria durante as frenagens e as descidas.

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Foto: Eduardo Aquino

Um detalhe que chama a atenção no painel são as teclas do tipo piano (já presentes em diversos modelos da marca francesa), posicionadas corretamente (no centro) e que facilitam o acionamento pelo motorista.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e ajustes manuais do seu banco. O pequeno volante de dois raios tem boa pega a abriga diversos controles.

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Foto: Eduardo Aquino

Outro destaque do Peugeot e-2008 é a sua central multimídia, com tela sensível ao toque de 10 polegadas, bem posicionada no alto e um pouco virada para o motorista, com navegação GPS integrada e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

Conforto

A lista de equipamentos de conforto é bem ampla e contempla até aquecimento dos bancos dianteiros, que ajuda bem em locais mais frios; além de ar-condicionado digital com função automática, carregador de celular por indução e diversas entradas USB.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos, com bom espaço para os ocupantes do banco traseiro. O porta-malas tem boa capacidade (de 434 litros), que pode ser ampliada e flexibilizada com o rebatimento do banco traseiro em 1/3 e 2/3.

Tecnologia

O pacote tecnológico do e-2008 inclui diversos itens de condução semi-autônoma, como controle automático de velocidade adaptativo, reconhecimento de placas de velocidade, alerta e correção de permanência em faixa e sistema ativo de ponto cego.

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Foto: Eduardo Aquino

A lista ainda inclui importantes dispositivos de segurança, como alerta de colisão, frenagem de emergência automática, alerta de atenção e fadiga ao motorista e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Manobras

Além da boa calibragem elétrica da direção, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema Visiopark (180°) com câmera de ré para manobras em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas.

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Foto: Eduardo Aquino

O motorista pode escolher entre três modos de dirigir: o Normal, o Sport, que destaca as características esportivas do e-2008, principalmente nas acelerações; e o Eco, que poupa mais bateria por limitar alguns consumos, como o do ar-condicionado.

Performance

Partindo da imobilidade, o esportivo elétrico chega aos 100km/h em menos de 10 segundos. As retomadas de velocidade também são vigorosas e possibilitam ultrapassagens bem seguras. Mas a máxima chega somente nos 150km/h.

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Foto: Eduardo Aquino

A autonomia é de 345 quilômetros pelo ciclo WLTP e o consumo é bem baixo, mas depende bastante do modo de condução do motorista. Caso o motorista se entusiasme e cutuque sempre o acelerador, a autonomia cai bastante.

Modo econômico

Optando pelo modo B (one pedal), que freia mais o carro, evitando muitas vezes até o uso do sistema de freios, a bateria passa a recuperar mais energia e o consumo cai consideravelmente. Esse modo ideal para o trânsito urbano.

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Foto: Eduardo Aquino

Um ponto positivo do e-2008 é que ele vem com um carregador que possibilita carregar em tomadas domésticas de 220v. Em nosso teste, a bateria demorou cerca de 12 horas (noturnas) para carregar pouco mais de 50% da bateria.

Recarga

Mas a recarga pode ser bem mais rápida em equipamentos próprios. Por exemplo, em uma estação de recarga com capacidade para 100kW, o motorista gasta apenas 30 minutos para recarregar 80% da bateria.

O câmbio tem apenas uma relação fixa. O acionamento é feito por uma pequena tecla no console, na qual ele escolhe entre as funções básicas (dirigir, estacionamento, ré e neutro), além do modo B, que já citamos e freia mais o carro e recupera mais energia.

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Foto: Eduardo Aquino

Para acompanhar o ritmo esportivo do e-2008, o conjunto de suspensão segura bem a carroceria naquelas curvas mais fechadas, transmitindo bastante segurança. E consegue proporcionar também bom nível de conforto nos pisos irregulares.

Um dos poucos pontos negativos do esportivo elétrico é a falta de estepe, que foi substituído por um kit de reparo, que pode não funcionar dependendo do estrago no pneu. Como a maioria de nossas estradas tem péssimo estado…

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Elétrico único, que desenvolve 136cv (100kW) de potência máxima e 260Nm de torque máximo

Transmissão – Tração dianteira e caixa de transmissão redutora de uma relação fixa

Direção – Assistência elétrica variável

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo pseudo McPherson; e traseira, do tipo travessa deformável

Dimensões – Comprimento, 4,30m; largura, 1,77m; altura, 1,55m; e entre-eixos, 2,60m

Altura do solo – 17,4cm

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R18

Bateria – Do tipo Íono-Lítio, com capacidade de 50 kWh, 18 módulos, 12 células por módulo, conversor de potência monofásico de 7,4kW, que gera uma autonomia de 345 quilômetros pelo ciclo WLTP

Porta-malas – 434 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.630 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Faróis dianteiros em LED, luzes diurnas “dentes de sabre” em LED, luzes indicadoras de direção nos retrovisores em LED, lanternas traseiras em LED, integração das lanternas traseiras com faixa black piano, luz de neblina traseira, capa do retrovisor em preto brilhante, maçanetas externas na cor do veículo, aerfólio esportivo preto brilhante, electric badges – monograma “e” próximo ao capô e nameplate “e-2008” na trampa traseira, nome “GT” na tampa traseira, grade frontal frameless, arcos de roda na cor preta, teto bi-ton preto “black diamond”, barras de teto, Peugeot i-Cockpit 3D, painel de instrumentos em posição elevada, painel com revestimento em “Soft Carbon”, maçanetas internas com acabamento cromado, friso cromado nos difusores de ar e painel, acabamento no painel de porta em “Soft Carbon, volante de diâmetro reduzido com comandos de som, volante revestido em couro e acabamentos cromados, maçanetas internas com acabamento cromado, soleira nas portas dianteiras com escrita “Peugeot”, bancos em couro com design esportivo premium, costuras coloridas e exclusivas GT, cluster digital 3D personalizável em até 3 cores, ambient lights em LED personalizáveis em até 8 cores, teto solar panorâmico, seis airbags, sistema de fixação e ancoragem Isofix, cabo para carregamento do veículo – Padrão de tomada brasileira (tipo J), kit de reparação dos pneus, alerta de colisão, frenagem de emergência automática , assistência de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade, alerta de atenção e fadiga ao motorista, alerta e correção de permanência em faixa, controle automático de velocidade adaptativo, sistema ativo de ponto cego, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Visiopark 180º – com câmera de ré, plug de carregamento tipo 2 – AC X, plug de carregamento CCS/SAE – CC “Ultra-Rápido, modos de condução Eco, Normal e Sport, navegação GPS – via Central Multimídia ou integrada ao cluster digital 3D, ar-condicionado digital com função automática, porta-objetos central com suporte de braço, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem manual, porta-objetos nas portas dianteiras, assistência de partida em rampa, banco traseiro rebatível (60/40), bancos dianteiros (motorista e passageiro) com aquecimento individual, Peugeot Connect Radio multi-touch de 10 polegadas, HD com navegação GPS integrada, compatibilidade com Apple CarPlay e Google Android Auto; atalho para reconhecimento de voz no volante, 6 alto falantes (4 alto falantes + 2 Tweeters) e 4 Entradas USB – Console central (tipo C), central multimídia (tipo A, dados e carregamento) e bancos traseiros (tipo A, carregamento).

Preços – R$ 259.990,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 262.825,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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