Andamos na versão de entrada, que tem um “figurino” que deixa o SUV familiar com uma aparência externa e interna bem mais esportiva, como bancos revestido em couro com costuras vermelhas, teto interno na cor preta, a grade frontal com desenho exclusivo, rodas de liga de 19 polegadas, rack de teto, soleiras, para-choque traseiro e até a gravatinha da Chevrolet na cor preta. Destaque também para o amplo espaço interno e para a conectividade, que inclui wi-fi nativo, com conexão de até sete celulares; inteligência artificial (Alexa) e o serviço de telemática OnStar. A mecânica é a mesma da versão topo de linha Premier, que tem motor 1.5 turbo a gasolina, de 172cv, e câmbio automático de seis marchas, conjunto que dá conta do recado.
Na frente, destaque para a grade com desenho exclusivo em colmeia na cor preto brilhante, os faróis e luzes totalmente em LED de desenho bem horizontais e para a barra cromada que “une” os faróis e ostenta a gravatinha Chevrolet também na cor preta.
Cavaleiro Negro
De perfil, as rodas de liga de 19 polegadas, as soleiras das portas, o rack de teto, a coluna “B” e até o nome da versão (na parte de baixo da porta) acabam se fundindo quando a cor da carroceria é preta, transformando o SUV no próprio “Cavaleiro Negro”.
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A fusão também acontece na traseira, onde a faixa central do para-choque, a gravatinha e o nome da versão também são na cor preta. Também chamam a atenção as bonitas lanternas com luzes totalmente em LED e lentes escurecidas.
Visual interno
Por dentro, o visual esportivo é ressaltado pelo revestimento em couro dos bancos, volante e coifa da alavanca de marcha com costuras vermelhas aparentes, o teto e a gravatinha na cor preta, que também predomina no painel.
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Revestido em couro e com detalhes em preto brilhante, o volante tem boa pega, abriga diversos comandos do áudio, telefone e computador de bordo e traz no centro a gravatinha da Chevrolet na cor preta.
Instrumentos
O quadro de instrumentos traz velocímetro, conta-giros e mostradores de temperatura e de combustível analógicos de boa visualização. No centro, por meio de uma tela digital colorida, o motorista visualiza facilmente as informações do computador de bordo.
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Conectividade é outro ponto positivo do Equinox RS, que tem sistema multimídia My Link com tela sensível de oito polegadas, Wifi nativo, conexão 4G para até sete celulares, Alexa e Spotify integrados e o serviço de telemática OnStar.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas (incluindo a lombar) do seu banco, que tem abas para segurar bem o corpo, e ajustes em distância e altura da coluna de direção.
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O espaço interno é compatível com um SUV do porte do Equinox e proporciona um bom nível de conforto para quatro adultos e uma criança, pois traz o apoio de braço embutido no encosto do banco traseiro, que é regulável em duas posições.
Bagagens
Para as bagagens, o porta-malas oferece uma capacidade (de 468 litros) que pode acomodar facilmente as malas de uma longa viagem. O encosto do banco traseiro dividido em 1/3 e 2/3 e rebatível ajuda a melhorar a capacidade e flexibilidade.
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No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas e com saída para o banco traseiro, sistema de estacionamento automático (Easy Park) e fechamento automático da tampa do porta-malas (passando apenas o pé embaixo).
Semiautônoma
O Equinox RS vem recheado de itens de condução semiautônoma, como detecção de pedestre com alerta e auxílio de frenagem, sistema de permanência na faixa, frenagem automática de emergência em baixa velocidade e farol alto automático, entre outros.
A segurança é completada por seis airbags, controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e alertas de colisão frontal, movimentação traseira, ponto cego e de pedestres.
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Para sair de vagas apertadas, o Equinox RS oferece câmera de ré, boa calibragem da assistência elétrica da direção e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A calibragem da direção para velocidades mais alta também está correta.
Desempenho
Movido apenas a gasolina, o motor 1.5 turbo consegue um desempenho bem razoável para um SUV que pesa mais de um tonelada e meia. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 9,2 segundos. As retomadas também garantem ultrapassagens seguras.
O consumo também agrada. Rodando apenas com o motorista e ar-condicionado desligado, o computador de bordo do Equinox RS registrou médias em torno de 9,5km/l na cidade e de quase 12km/l na estrada sem forçar muito o ritmo de viagem.
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A suspensão consegue aliar de forma harmônica conforto com estabilidade, filtrando com relativa eficiência as imperfeições do piso e evitando surpresas desagradáveis quando se abusa mais nas curvas mais fechadas.
Quanto à performance fora do asfalto, o Equinox está mais para crossover do que para SUV, pois a pouca altura do solo, a frente muito baixa e a falta de tração nas quatro rodas (como tem a versão topo de linha Premier) impedem uma melhor desenvoltura.
Fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.490cm³ de cilindrada, turbo, gasolina, que gera potência de 172cv a 5.600rpm e torque de 27,8kgfm entre 2.000rpm e 4.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multilink
Dimensões – Comprimento, 4,65m; largura, 1,84m; altura, 1,69m; e entre-eixos, 2,72m
Altura do solo – 13,3cm
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 474 quilos
Porta-malas – 468 litros
Tanque – 56,3 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.561 quilos
Principais equipamentos – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de colisão frontal, detecção de pedestre com alerta e auxílio de frenagem, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de esquecimento no banco traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de permanência na faixa, controles de tração e estabilidade, farol alto adaptativo, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, indicador de distância do veículo da frente, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sistema Isofix par fixar cadeiras infantis, sensores crepuscular e de chuva, freio de estacionamento acionado por botão, ar-condicionado eletrônico de duas zonas, chave presencial, ajuste da coluna de direção em altura e distância, computador de bordo, controle automático de velocidade, sistema de estacionamento automático (Easy Park), fechamento automático da tampa do porta-malas, banco do motorista com ajustes elétricos e sistema multimídia My Link com tela de oito polegadas, com Alexa e Spotify integrados, conexão sem fio, Apple Car Play e Android Auto.
Preço – R$ 212.580.
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