Tudo é grande e sofisticado na Chevrolet Silverado High Country. A começar pelo porte avantajado. São quase seis metros de comprimento e mais de dois metros de largura. E isso gera um espaço interno sensacional, com conforto de sobra para cinco adultos de qualquer estatura e peso. Por outro lado, requer uma vaga especial de garagem e reduz bastante a agilidade no trânsito urbano. O motor V8 5.3, de 360cv, também tem fôlego de sobra para proporcionar uma performance esportiva para uma picape que pesa duas toneladas e meia. E trabalha em fina sintonia com o câmbio automático de dez marchas. A tração pode ser 4×4 ou 4×4 com reduzida. A lista de equipamentos de conforto e segurança é muito bem recheada, incluindo até mimos como estribos retráteis, que se armam para “dar boas-vindas” aos ocupantes; espelho retrovisor interno com câmera de vídeo e diversos itens de assistência de condução. O acabamento interno é de classe executiva, incluindo bancos dianteiros elétricos em couro com aquecimento e ventilação.

Chevrolet Silverado High Country de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grande grade com várias barras cromadas e a gravatinha dourada da Chevrolet, bem ao estilo norte-americano; para os faróis e luzes de neblina totalmente em LED e para os indicadores de direção em forma de bumerangue.

Silhueta da picape

De perfil, a Chevrolet Silverado High Country também abundância de cromados, presentes nas maçanetas e frisos das portas e até nos estribos retráteis. As rodas de liga de 20 polegadas têm acabamento diamantado e desenho mais elegante.

Chevrolet Silverado High Country de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Lanternas verticalizadas e com luzes totalmente em LED, tampa da caçamba com acionamento elétrico, sistema de escape duplo e cromado, para-choque com apoios para acessar a caçamba chamam a atenção na traseira.

Dimensões generosas

As dimensões externas bem generosas (com destaque para o excelente entre-eixos de 3,74m) se refletem no conforto na cabine, que acomoda cinco adultos de qualquer estatura e peso com bastante conforto e espaço para as pernas.

Chevrolet Silverado High Country de traseira – Foto: Eduardo Aquino

O acabamento interno da Chevrolet Silverado High Country é impecável, com um toque sofisticado sem perder a atmosfera rural: bancos forrados em couro e detalhes em preto brilhante e imitando madeira no console, painel e painéis de porta.

Espaço na Silverado High Country

Motorista e passageiros desfrutam de bancos que parecem sob medida, que prendem bem o corpo e proporcionam conforto. Os dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Os bancos laterais traseiros também desfrutam de sistema de aquecimento.

Painel da Chevrolet Silverado High Country – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma posição de dirigir, o motorista da picape Chevrolet Silverado High Country conta banco com memória de posição e regulagens elétricas da coluna de direção. Forrado em couro, o volante tem boa pega e abriga diversos comandos.

Instrumentos digitais

Totalmente digital e com tela LCD de 12 polegadas colorida e que pode ser configurada ao gosto de motorista, o quadro de instrumentos proporciona boa visualização e traz informações do computador de bordo ao centro.

Tela do sistema My Link da Chevrolet Silverado High Country – Foto: Eduardo Aquino

Destaque também para a tela LCD sensível ao toque de 13,4 polegadas, levemente voltada para o motorista do sistema multimídia, que tem integração do sistema “google-built-in”; para o sistema On-Star e o wi-fi embarcado para até 7 dispositivos eletrônicos.

Leia mais: Novo VW T-Cross

Leia mais: BYD Dolphin Mini

Leia mais: Fiat Fastback Abarth

Leia mais: Fiat Strada Ranch

Leia mais: Citroën Aircross Shine

Chevrolet Silverado High Country de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A lista de itens de conforto da Chevrolet Silverado High Country é completa, incluindo ar de duas zonas e automático, sistema de som Bose de altíssima qualidade, carregamento de celular por indução e teto solar com acionamento elétrico.

Segurança na High Country

Na segurança, destaque para os seis airbags, detecção de tráfego traseiro cruzado com auxílio de frenagem e alertas de colisão frontal e de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem e indicador de distância do veículo a frente.

Bancos dianteiros da Chevrolet Silverado High Country – Foto: Eduardo Aquino

Com dimensões externas bem generosas, na hora de manobrar e sair de vagas apertadas, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360 (com visão periférica do veículo) e de ré em alta definição.

Carga na Chevrolet Silverado High Country

Na caçamba, que tem protetor e ganchos para amarração da carga, cabem 1.781 litros. A capacidade de carga (incluindo motorista e ocupantes) é de apenas 716 quilos. Com a Chevrolet Silverado High Country, é possível rebocar bastante peso (4.128 quilos).

Banco traseiro da Chevrolet Silverado High Country – Foto: Eduardo Aquino

O motor V8 5.3 da Chevrolet Silverado High Country, que gera 360cv e quase 53 quilos de torque, é suficiente para proporcionar uma tocada prazerosa para a picape, com boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens seguras.

Consumo

Por outro lado, não existe mágica para dar agilidade a uma picape que pesa duas toneladas e meia. Com motorista e passageiro e caçamba vazia, o consumo médio registrado pelo computador de bordo foi de 6,2kml na cidade e de 7,8km/l na estrada.

Caçamba da Chevrolet Silverado High Country – Foto: Eduardo Aquino

É impressionante o bom ajuste do câmbio automático de dez marchas, que trabalha em sintonia fina com o motor V8, aproveitando de forma muito eficiente todo o seu enorme torque, com engates macios e sem trancos.

A suspensão também está muito bem ajustada para uma picape, que tem comportamento próximo de um automóvel de passeio em diversas situações (incluindo o fora do asfalto), ou seja, oferecendo um bom compromisso entre conforto e estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor V8 5.3 da Chevrolet Silverado High Country – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, 5.328cm³ de cilindrada, injeção direta de gasolina, que gera potência de 360cv a 6.000rpm e torque de 52,9kgfm a 4.250rpm

Transmissão – Tração dianteira com opções de 4×4 e reduzida e câmbio automático de 10 marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, com braços triangulares sobrepostos; e traseira, com eixo rígido fixado e molas semielípticas

Dimensões – Comprimento, 5,91m; largura, 2,06m; altura, 1,94m; e distância entre-eixos, 3,74m

Altura livre do solo – 25,9cm

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 20 polegadas, calçadas com pneus 275/60 R20

Caçamba – 1.781 litros

Capacidade de carga (passageiros e ocupantes) – 716 quilos

 Capacidade de reboque – 4.128 quilos

Tanque – 91 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.505 quilos

Roda de liga de 20 polegadas da Chevrolet Silverado High Country – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Seis airbags, alertas de colisão frontal, de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, de pressão dos pneus, de ponto cego e de segurança no banco do motorista; controle de velocidade em declive, controles de rádio e do celular no volante, diferencial blocante, frenagem automática de emergência e assistente Inteligente de frenagem, indicador de distância do veículo a frente, sistema OnStar (integra as tecnologias de GPS e telemática veicular para suporte de segurança e emergência ao cliente, contando com centro de atendimento OnStar integrado 24 horas por dia, sete dias por semana), sensores de detecção de pedestres traseiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema auxiliar de permanência em faixa, sistema de ajuste de freio de Reboque Integrado, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema de detecção de ocupantes traseiro, detecção de tráfego traseiro cruzado com auxílio de frenagem, sistemas “Isofix e Top Tether” para fixar cadeiras infantis, antena tipo “shark”, controle aerodinâmico por meio da grade frontal, detalhes cromados nas maçanetas externas, estribos laterais elétricos e retráteis, faróis de neblina em LED, faróis dianteiros em full-LED com função de farol alto automático, ganchos reboque dianteiros (cromados), grades frontais com acabamento cromado especial, lanternas traseiras em LED, sistema de escape traseiro duplo, tapetes dianteiros e traseiros com acabamentos em carpete, teto solar elétrico, abertura elétrica da caçamba, ajuste elétrico da coluna de direção, ar-condicionado “dual zone” com controle eletrônico de temperatura, sistema automático de recirculação e filtro de ar; bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecidos e ventilados; bancos traseiros laterais com aquecimento, caçamba com acabamento em spray-on (anti-risco, alta resistência para carga), câmera 360 em alta definição – conjunto de câmeras que projetam visão periférica do veículo com opção de seleção de campos visuais; câmera com função e linhas de reboque, câmera de caçamba (compartimento de carga), câmera de ré em alta definição, compartimento organizador nos bancos traseiros, controle automático de velocidade adaptativo, dutos traseiros de ventilação e ar condicionado, espelho retrovisor interno com câmera de vídeo, ganchos para amarração de carga no interior da caçamba, head up display: projeção no para-brisa de informações para o motorista; luz de cortesia na caçamba, luzes de cortesia na cabine, memórias de posição e regulagens (banco motorista, espelhos retrovisores, personalizações), seletor de marchas eletrônico, seletor eletrônico de tração 4×2 / 4×4 (integral/reduzida), sistema de partida do motor por controle remoto “remote start system”, tomada de força na cabine e na caçamba, vidro elétrico traseiro (vigia), volante em couro com aquecimento, carregador de celular por indução, Chevrolet My Link (tela LCD sensível ao toque de 13.4 polegadas com integração do sistema “google-built-in” e de smartphones através do Android Auto e Apple Carplay, painel de instrumentos com tela LCD de 12 polegadas colorida e configurável, portas USB dianteiras e traseiras, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo, rádio AM/FM, função áudio streaming, comandos de voz, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo, sistema Bose® premium de áudio com 7 auto-falantes e subwoofer , wi-fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos, bancos de couro premium com acabamento “Jet Black com Captain Blue” e interior com acabamento premium “Jet Black com Captain Blue”.

Preço – R$ 529.900,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)