Andamos na versão que traz no sangue o veneno do escorpião. Isso mesmo, o Fiat Fastback Abarth é a opção do SUV cupê esportivo preparada pela divisão esportiva da Fiat, a Abarth, que tem como símbolo o escorpião, que está espalhado tanto externa como internamente (na grade, na carroceria, nas rodas de liga de 18 polegadas, no volante que incorpora a tecla vermelha do veneno, nos bancos em couro com costuras aparentes etc.). Debaixo do capô, o esportivo tem um motor 1.3 com turbo e injeção direta, que gera 185cv quando alimentado com etanol e está aliado a um câmbio automático de seis marchas. Juntos, eles possibilitam que o modelo acelere de 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos e crave a máxima de 220km/h. Para completar a boa performance, o Fiat Fastback Abarth também tem alterações na direção, exaustão e suspensão.

Fiat Fastback Abarth de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para o símbolo do escorpião (da divisão Abarth da Fiat) estampado na grade em preto brilhante, os faróis com luzes totalmente em LED, as luzes de neblina também em LED e a faixa vermelha na parte de baixo do para-choque.

Perfil faz jus ao nome

De perfil, chamam a atenção a silhueta da carroceria que faz jus ao nome Fastback, as exclusivas rodas de liga de 18 polegadas na cor preta e com detalhes em vermelho e o símbolo do escorpião no centro e as capas dos retrovisores também na cor preta.

Fiat Fastback Abarth de perfil – Foto: Eduardo Aquino

O nome Abarth estampado em letras grandes na tampa do porta-malas, onde também está um pequeno aerofólio na cor preta; as lanternas em LED com lentes escurecidas e o escapamento duplo mostram as intenções esportivas da versão.

Espaço interno

Quanto ao espaço interno, o Fastback acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pela própria moldura do banco. Os que sentam nas laterais desfrutam de bom espaço para as pernas.

Fiat Fastback Abarth de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Já o porta-malas é um dos maiores da categoria com 516 litros, acomodando uma bagagem de férias longa ou de uma boa compra de supermercado. Com o banco traseiro rebatido, sobe para 1.087 litros. O acesso é muito bom devido à abertura da tampa.

Pacote do Fiat Fastback Abarth

Por dentro, o pacote Abarth conta com interior escurecido, incluindo o teto; painel com revestimento imitando fibra de carbono, volante revestido em couro perfurado e bancos em couro ecológico com costura vermelha.

Painel do Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir no Fiat Fastback Abarth, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e ajustes de altura e distância da coluna de direção. A base achatada do volante melhora o espaço para as pernas.

Instrumentos digitais

O quadro de instrumentos é totalmente digital e pode ser personalizado. Destaque para os mostradores típicos de uma versão esportiva, como pressão do turbo, indicar da força “G” e mostrador da potência do motor que o motorista está usando.

Leia mais: Fiat Strada Ranch

Leia mais: Citroën Aircross Shine

Leia mais: Novo Jeep Commander

Leia mais: Novo Jeep Compass

Leia mais: Chevrolet Equinox RS

Com tela sensível ao toque de bom tamanho (10,1 polegadas) e bem posicionada, no alto e no centro do painel, a central multimídia possibilita o espelhamento de celulares, disponibiliza internet pela Wi-Fi embarcada e tem comando vocal.

Escorpião do Fastback Abarth

Revestido em couro e com o símbolo do escorpião no centro, o volante abriga os comandos de áudio, telefone, computador de bordo, multimídia e o principal, o “botão vermelho” para injetar o “veneno do escorpião” (modo esportivo).

Quadro de instrumentos do Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Na lista de itens de conforto do Fiat Fastback Abarth, destaque para carregador de celular por indução, ar-condicionado automático e digital com saídas para o banco traseiro; controle automático de velocidade ee entradas UBS para os bancos dianteiros e traseiro.

Segurança

O pacote de segurança inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e sinalização de frenagem de emergência.

Bancos dianteiros do Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas e assistente de partida em rampa.

Calibração esportiva

Com a nova calibração no motor T270 e no câmbio automático de seis marchas, além de uma relação mais direta da direção, o Fiat Fastback Abarth ficou com uma pegada bem esportiva, com acelerações (0 a 100km/h em 7,6s) e retomadas dignas da divisão esportiva da marca.

Banco traseiro do Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Outra alteração que agrada bastante a quem ter um esportivo “puro sangue” foi a que a Fiat fez no sistema de exaustão para deixar o ronco mais esportivo e marcante. Parece até o ronco de um motor de maior cilindrada.

Consumo do Fiat Fastback Abarth

Os números de consumo registrados pelo computador de bordo com etanol no tanque e apenas o motorista são bem razoáveis para um esportivo quando não se aperta demais o pedal da direita é claro: 7,8km/l na cidade e 9,6km/l na estrada.

Porta-malas do Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Também foram feitas alterações na suspensão para garantir melhor estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. A suspensão dianteira ganhou nova geometria.

Na prática, o Fastback ficou mais “na mão”, possibilitando abusar um pouco mais naquelas curvas mais fechadas. O conforto nãoi foi muito afetado e as imperfeições do piso não chegam a incomodar os ocupantes.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor T270 do Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, turbo e injeção direta, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais; e traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes

Dimensões – Comprimento, 4,42m; largura, 1,78m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,53m

Altura mínima do solo – 18,7cm

Ângulo de entrada – 20°

Ângulo de saída – 23°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/45 R18

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 516 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.299 quilos

Roda de 18 polegadas do Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Aerofólio Abarth integrado ao porta-malas em preto brilhante, bancos esportivos Abarth revestidos em couro, cluster específico (Welcome Movement), escapamento esportivo duplo com ponteiras cromadas, grade em preto brilhante com logo Abarth e Fiat Flag, modo Poison com botão de acionamento vermelho no volante, moldura nas caixas de roda na cor do veículo, rodas de liga de 18 polegadas, suspensão esportiva com geometria Abarth, tapetes exclusivos Abarth, volante esportivo em couro com a base quadrada e logo Abarth, abertura elétrica do bocal de abastecimento, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, quatro airbags, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado automático e digital, controles eletrônicos de tração e estabilidade, badge Abarth no cofre do motor, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C; comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), console central com apoio de braço, porta-copos removível, porta-celular e porta-objetos; controle eletrônico de aceleração, sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, faróis em LED, sistema Isofix para fixar cadeira infantil, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), lanterna traseira em LED, LED DRL, aletas para mudança de marcha no volante, controle automático de velocidade, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas Full Digital multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, retrovisores externos e spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, saídas do ar condicionado para os bancos traseiros, sensores de chuva e de luminosidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, TC+ (Electronic Locker), teto bicolor, USB traseira (Tipo A), volante com regularem de altura e profundidade, volante com revestimento em couro e carregador de celular por indução.

Preço – R$ 160.990,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)